Arquidiocese de Santa Maria pretende manter o formato da 80ª Romaria da Medianeira para 2024

Arquidiocese de Santa Maria pretende manter o formato da 80ª Romaria da Medianeira para 2024

Foto: Nathália Schneider (Diário)

Santa Maria voltou a ser palco de um dos maiores eventos religiosos do Estado no último final de semana. Em alusão aos 80 anos do evento, 80ª Romaria Estadual de Nossa Senhora Medianeira foi realizada em três dias: 10, 11 e 12 de novembro. 


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


Com atividades religiosas, culturais e artísticas, a programação chamou a atenção do público, que conferiu também novidades dentro do Santuário Basílica e no Parque da Medianeira. Tanto a Arquidiocese quanto autoridades avaliaram positivamente o novo formato, enquanto alguns setores foram prejudicados devido à chuva.



Em entrevista à rádio CDN, nesta segunda-feira (13), o pároco e reitor do Santuário Basílica de Nossa Senhora Medianeira, Cristiano Quatrin, falou sobre o evento:

 
– Foi um momento muito especial. Apesar do tempo, os devotos da Mãe Medianeira vieram e participaram conosco. Então, só gratidão a Deus por mais um momento de fé. A romaria é sempre um momento muito esperado, e todos nós sabemos que os devotos enfrentam a chuva, o vento, o frio e o calor para vir. Não foi diferente este ano. Aquele tempo chuvoso de manhã e o povo chegando. Realmente, só temos a agradecer a Deus por tantas pessoas que colaboraram e participaram. Nossa avaliação é muito positiva, porque isso confirma a forma como as pessoas encaram a fé.


Continuidade

Segundo o padre Quatrin, para dar conta do novo formato, a organização contou com mais de 800 voluntários. Além da movimentação gerada pela 1ª Rústica da Medianeira, que teve mais de 600 participantes, o aumento no número de famílias nas atividades também foi comentado por Quatrin. Estima-se que 150 mil pessoas tenham participado da procissão este ano, mesmo com a chuva. Para 2024, a Arquidiocese de Santa Maria pretende manter o formato.

 
– Vamos avaliar. Mas a ideia é que continue assim, porque é sempre algo que se acrescenta. Vimos que o público acolhe o convite e participa. O nosso objetivo é dar continuidade, porque queremos tornar o Parque da Medianeira e o Santuário lugares de acolhimento, espiritualidade e evangelização em Santa Maria – conclui Quatrin.


Avaliação de setores e de lideranças


Jorge Pozzobom, prefeito de Santa Maria:

“Foi uma construção coletiva entre a Arquidiocese e a prefeitura de Santa Maria. Em reunião com o Dom Leomar, Rodrigo Decimo e eu sugerimos que tivéssemos um grande show na sexta-feira. Optamos por isso para aumentar mais um dia a romaria. No ano passado, houve uma inovação, que foram os dois dias. Esse ano, foram três dias. Ficamos muito felizes pela participação maciça da cidade de Santa Maria. Ainda não temos dados concretos se conseguimos atrair turistas religiosos de outros municípios. Mas é certo que aumentou a participação do público de Santa Maria e esse era nosso objetivo também. Então, foi um sucesso absoluto.”



Márcio Rabelo Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Santa Maria (CDL SM):

“A CDL avalia muito positivamente o formato da Romaria realizada em 3 dias, assim como aprova torná-la um evento com maior tempo de duração, aos moldes de Aparecida em SP. Sob o ponto de vista do turismo religioso, entendemos que o tempo de duração contribuiu para o fomento da economia local, o que era esperado devido à retenção do público na nossa cidade durante os dias de evento. Numa ação conjunta, CDL e Sindilojas confeccionaram faixas de boas-vindas e produziram diversas artes e materiais gráficos para disponibilizar para os comerciantes por onde passaram os romeiros, entendendo a importância da união dos esforços em prol desse grandioso evento para Santa Maria. Percebemos grande engajamento do comércio, estendendo o horário de abertura das lojas, acolhendo os romeiros que, novamente, compareceram e deram uma linda demonstração de fé na mãe Medianeira, mesmo com tempo fechado e sob chuva.”


Ademir da Costa, presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio de Santa Maria (Sindilojas):

“É possível perceber como a Romaria, nesse novo formato, dá outra cara para este evento tão importante. Muita gente que por qualquer motivo, não pode acompanhar a procissão, pode agora participar do evento no Parque da Medianeira, nos outros dias. Além disso, foi possível perceber um maior movimento de pessoas de fora da cidade na sexta e no sábado, que vieram para participar da festa. Os hotéis, os restaurantes e o comércio sentiram sim um acréscimo no movimento. Como presidente do Sindilojas, minha expectativa (e desejo) é que em poucas edições, a Romaria seja tão importante do ponto de vista econômico, para nossa cidade, quanto já é do ponto de vista da religiosidade e da fé.”


Emerson Nereu, presidente da Associação de Hotéis, Restaurantes, Agências de Viagens e Turismo de Santa Maria (Ahturr):

“A chuva atrapalhou muito o desempenho da taxa de ocupação. Alguns hotéis relataram bastante cancelamentos. Então, tivemos um menor número de hóspedes da romaria em relação ao ano passado. Restaurantes também perceberam um movimento menor que o ano passado, quase 25% a menos. Infelizmente, a chuva atrapalhou a rotatividade dos clientes e hóspedes nas nossas redes hoteleira e de gastronomia.”


Leia mais:


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Dnit libera tráfego de veículos pesados na ponte do Arroio Bossoroca e outras 5 notícias Anterior

Dnit libera tráfego de veículos pesados na ponte do Arroio Bossoroca e outras 5 notícias

Dnit libera tráfego de veículos pesados na ponte do Arroio Bossoroca Próximo

Dnit libera tráfego de veículos pesados na ponte do Arroio Bossoroca

Geral